Plaka e a Vénus de Milos

Plaka é a capital de Milos, uma charmosa vila interior donde não se chega a perder o mar de vista.

Chegámos a correr a Plaka mesmo a tempo de ver o pôr-do-sol. Este é um local privilegiado para assistir a este momento, uma vez que a vila está construída na subida de um monte. Ainda assim, nesse fim de tarde e noite pudemos comprovar que o seu casario é típico das Cíclades, casas brancas com portas, janelas e varandas coloridas e ruas estreitas e labirínticas ocupadas por belas lojas e saborosos restaurantes. Tudo está decorado de forma simples mas certeira, com flores um pouco por todo o lado, fazendo desta a vila mais mimosa de Milos.

Plaka, cujo significado é “pedra lisa”, foi-se desenvolvendo desde o princípio do século XIX em substituição de um outro povoado que se situava logo acima, entretanto destruído por falta de espaço para abrigar todos os habitantes. Ainda se vêem as ruínas do antigo castelo, o Kastro. Ver o pôr-do-sol desde esta zona é lindíssimo, seja na igreja que o antecede, seja nos muros da antiga fortificação ou no adro de uma outra igreja bem no topo do monte. Já não se esperam piratas no horizonte, antes um mar sereníssimo apenas rompido pelo intenso laranja do sol, mais um daqueles momentos para recordar deste Egeu grandioso.

Mas não é apenas o Golfo de Milos que se alcança do topo do Kastro de Plaka. É antes toda a ilha que está à disposição do abraço do nosso olhar.

Tripiti é uma aldeia a meio caminho de Klima e Plaka. Igualmente pitoresca, foi uma pena temo-la visto de fugida. Toda esta área é rica em história e é a ela que se deve o facto de Milos constar na história da arte. Existem aqui umas importantes catacumbas e um antigo anfiteatro com vista para o mar que chegou a acomodar 7000 pessoas. Mas foi uma descoberta em 1820 por parte de um arqueólogo amador que viria a trazer projecção à ilha: a Vénus de Milo. A escultura de mármore de torso nu da mulher sem braços que hoje faz sucesso no Museu do Louvre, em Paris, é um testemunho da arte clássica helénica e um símbolo desta surpreendente Milos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s