São Tomé e Príncipe. Uma Viagem ao Equador.

Um país. Duas ilhas. São Tomé e Príncipe. Mais um conjunto de ilhéus. Todos localizados no Golfo da Guiné, em África, bem junto à linha do Equador, a qual atravessa o Ilhéu das Rolas, a sul da ilha de São Tomé.

Pela sua localização, o clima é equatorial, quente e húmido.

DSC01475

Quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar chegaram, em 1470, descobriram uma ilha desabitada. Hoje, o país tem cerca de 190 mil habitantes, o que faz com que, a seguir às Seychelles, seja o país mais pequeno e menos povoado de África.

Até 12 de julho de 1975, quando se deu a sua independência, foi uma colónia portuguesa.

A cana-de-açúcar e o cacau foram introduzidos nas ilhas, contudo apesar de inicialmente ter havido uma boa produção de cana-de-açúcar, vicissitudes várias contribuíram para que só no século XIX a agricultura tenha sido verdadeiramente impulsionada, com o cultivo de cacau e café. Na sequência disso, São Tomé e Príncipe chegou a ser o maior produtor de cacau de toda a África subsariana. Contudo, mesmo antes da descolonização, na década de 60 do século XX, São Tomé e Príncipe viu a sua posição dominante ser ameaçada por outras economias coloniais. Toda a estrutura económica baseava-se nas roças, as quais foram nacionalizadas após a independência, tendo hoje uma reduzida capacidade produtiva.

Ainda assim, actualmente, a economia baseia-se sobretudo na agricultura, pesca e turismo.

Foi a turismo que fomos conhecer a ilha principal desta antiga colónia portuguesa, São Tomé, onde fica a capital homónima.

DSC01440

DSC01487

O que vimos vão perceber a seguir. Mas avançamos já que o verde e a água estiveram sempre ao nosso redor.

Junto à linha imaginária que divide o mundo entre Norte e Sul, o Equador, não nos imaginámos no paraíso, entrámos várias vezes nele.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s