Aldeia da Mata Pequena

Da aldeia de Anços são cerca de 2 kms de carro numa estrada de terra batida (mas acessível) até à Aldeia da Mata Pequena. Atravessamos o estreito Rio Lizandro e passamo-lo a ter ao nosso lado esquerdo. Subimos um pouco e eis que temos mesmo à nossa frente uma espécie de aldeia-museu no alto de um monte verdejante.

A Aldeia da Mata Pequena é na verdade um empreendimento turístico. Alguém se propôs recuperar as edificações de um lado e do outro da pequena – e única – rua desta povoação e colocá-las à disposição de qualquer um de nós para aqui podermos passar um dia ou dias de ruralidade às portas de Lisboa.

Pode parecer algo artificial, esta ideia de alojamento turístico e não casas ocupadas pelos seus habitantes tradicionais, mas as casinhas estão todas bonitas no seu exterior, sendo fácil deixarmo-nos encantar pelas suas cores, elementos decorativos e pátios. O resultado é que a arquitectura tradicional da região saloia tem aqui um exemplo que dá gosto visitar.

A dita rua é empedrada e as suas casas caiadas com frisos ora azuis, ora amarelos, ora vermelhos. Os telhados com telhas de cor ocre protegem do céu azulíssimo e do verde dos terrenos que circundam a aldeia. Janelinhas e vasos com flores nas fachadas, uma mó, um cântaro e um regador aqui e ali, esculturas em porcelana, muitos são os apontamentos da vida rural. Não faltam burros, galinhas, coelhos e até o porco Guedes fez questão de espreitar para dar as boas-vindas.

Aqui perto da Aldeia da Mata Pequena fica o Penedo do Lexim, zona arqueológica num antigo vulcão agora extinto. E a poucos quilómetros mandou D. João V erguer o Palácio Nacional de Mafra, então bem longe de Lisboa. Hoje tudo é mais perto, mas o ambiente, esse, continua a todo um mundo de distância.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s