Os “Impérios” da Terceira

“A alma do ilhéu é cândida e tenaz; quer um Deus vivo e alegre; chama-o à intimidade do seu pai e das suas ervas húmidas.”

Assim escreveu Vitorino Nemésio na sua obra maior, Mau Tempo no Canal, a propósito das Festas do Espírito Santo.

Terra de tradições e festas, como a “corrida à corda” (touros) e as “sanjoaninas”, uma das singularidades da paisagem da ilha Terceira são os “impérios”. Vêmo-los um pouco por todas as ilhas do arquipélago dos Açores, mas na Terceira eles florescem e multiplicam-se. Estão em qualquer esquina, algumas vezes até vários exemplares numa mesma rua. Serão cerca de 68, espalhados um pouco por toda a ilha, e cada localidade tem o seu.

Estes “impérios” são a expressão arquitectónica do culto do Divino Espírito Santo, a mais importante manifestação cultural da ilha Terceira. As suas festas começam no domingo a seguir à Páscoa e seguem até ao dia de Pentecostes (50 dias depois da Páscoa) ou ao domingo da Trindade (primeiro domingo seguinte ao Pentecostes). Mas na Terceira não é raro que estes “impérios” prossigam as suas festividades pelo Verão fora.

O culto do Espírito Santo na Terceira vem já do século XV, tendo sido introduzido na ilha pela Ordem de Cristo. Durante as festas, estes pequenos edifícios, espécie de capelas em versão exuberante e multicolorida com uma panóplia de elementos decorativos onde quase sempre está presente uma coroa a encimar a fachada, abrem as suas portas para seguirem a tradicional e secular distribuição do bodo. Lá dentro, junto ao pequeno altar, com a mesa posta distribui-se pão, carne e vinho. E durante os dias das festas sucedem-se as procissões e desfiles de cortejos. Sagrado e profano lado a lado. Sempre popular. Esta ilha é uma animação.

O mais antigo destes “impérios” é o de São Pedro, datado de 1795, o qual terá escapado ao nosso olhar. Mas grande parte dos “impérios” está junto às estradas, muitos deles até junto a igrejas, pelo que não é difícil vê-los desfilar diante nós. Eis alguns exemplos destes pequenos templos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s