Açores – Mal-Amanhados, os Novos Corsários das Ilhas

Começou a meio de Abril uma série de 10 episódios que nos apresenta os Açores de uma forma diferente. Estão lá todas as suas paisagens do outro mundo, que nos fazem querer correr para qualquer uma das ilhas do arquipélago em busca de lagoas, vulcões e curiosidades. E é precisamente neste último aspecto que Mal-Amanhados, os Novos Corsários das Ilhas é mestre.

Luís Filipe Borges e Nuno Costa Santos, dois açorianos, um terceirense e o outro micaelense, um comediante e o outro escritor, ambos a viver há décadas no continente, tinham um sonho que finalmente se transformou numa declaração de amor à sua terra. E nós, que perdemos o papel de alcoviteiros, não perderemos agora a chance de manter esta relação de amor debaixo de olho, seguindo com emoção cada um dos seus episódios.

O primeiro episódio começou pelo Pico, a ilha mais jovem, a ilha de povoação impossível, a ilha da montanha plantada no meio do Atlântico. Pois bem, no negrume ainda vivo de poucos séculos o Homem contornou os impossíveis e estabeleceu-se, criando vinhas na lava enquanto olha melancólico para o Canal e para a maior elevação de Portugal. História, cultura de ontem e de hoje, aventura, tudo nos é contado pelos Mal-Amanhados, sempre com beleza, alegria e imaginação. Pudera. Com todo aquele cenário natural isolado e até desolado não é difícil homenagear as suas gentes, aquelas que insistem em manter a alma açoriana – por necessidade levada às lonjuras deste mundo -, ao mesmo tempo que nos recebem em sua casa.

Cada um dos 10 episódios é dedicado a uma das 9 ilhas do arquipélago e o último a todas elas. Uma viagem a não perder às 5ªs feiras, às 21:45, na RTP Açores ou a qualquer momento na RTP Play.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s