Parte das Baleares, Maiorca é uma ilha no Mediterrâneo. Não se espera menos que ofereça momentos à beira mar, mas Maiorca vai para além disso. De pedra ou de areia branca, umas mais pequenas do que outras, recônditas ou acessíveis, de cor verde menta ou azul turquesa, são de todos os feitios e para todos os gostos. Há longos areais, como os de Muro, a norte, ou Es Trenc, a sul, mas é de calas, as pequenas enseadas que se aninham entre falésias, que vamos tratar em seguida.

Deixando de fora a Cala Déia e Sa Calobra, referidas em posts anteriores, e a Cala Figuera do Cabo Formentor, que não chegámos a visitar desta vez, este é um itinerário fotográfico pelas calas mais bonitas que visitámos e até, em três delas, mergulhámos. Mergulhos gelados de final de Abril – note-se que a gabada água do mar de Maiorca só começa a subir no final de Maio, assim se mantendo até Outubro.



Norte de Maiorca: Calas do Parque Natural Península do Levante – Torta, Mitjana, Estreta e Es Matzoc. Enseadas recortadas por falésias, com opção de vista mar ou montanha.


Nordeste de Maiorca: Cales de Maiorca – Cala Bóta, Cala Virgil, Cala Magraner e Cala Pilota. Por entre pinheiros, oliveiras, cardos e giestas, muitas enseadas para adentrar.



Sudeste de Maiorca: Parque Natural Mondragó. A ampla baía de Mondragó com diversas praias, como s’Amarador, sa Font de n’Alís e Caló des Borgit, com lago / sapal confluência de rios e rica flora e avi-fauna.



Sudeste de Maiorca: Cala s’ Almunia e Es Maquer e Caló des Moro, o trio imbatível, mas muito concorrido. Caló des Moro está sempre presente no top das mais bonitas de Maiorca; a Cala de s’Almunia tem duas covas, es Maquer e Caló dels Mariners, esta última muito pitoresca, com umas casinhas com garagem para barco e três espécies de pontões para se sentar com os pés no mar. Ambiente tipicamente Mediterrâneo.

Sudeste de Maiorca: Cala Llombards, uma reentrância com praia de areia e margens rochosas, ambos óptimos pontos de partida para mergulhos no mar tranquilo ou tão somente banhos de sol.


Sudeste de Maiorca: Cala d’ Or, calas urbanas de acesso fácil num aldeamento turístico – Caló de ses Dones, Cala Gran, Cala Gran (Esmeralda).



Sudeste de Maiorca: Cala Figuera, uma povoação piscatória movimentada, mas nem por isso muito turística. Ao final do dia os barcos estacionam num dos dois braços mais pequenos de um braço maior de mar que entra pela terra adentro, ladeado por pinheiros e casinhas empoleiradas nas encostas. Ideal para um jantar ao ar livre ou, certamente, para passar uma temporada mais longa.




Sul de Maiorca: Cala Pi e Cala Beltran. Cala Pi das mais instagramáveis, Cala Beltran acessível desde a primeira após uma caminhada de 15 / 20 minutos, um recanto escondido.