Cogumelos em Montachique

O Parque Municipal do Cabeço de Montachique é uma bonita área florestal gerida pela Câmara Municipal de Loures. Numa zona eminentemente rural às portas de Lisboa, a dita região saloia, este é um lugar de quintas e outeiros. E de natureza. Neste equipamento de recreio com diferentes valências, a Câmara Municipal desenvolve diversas iniciativas. Participámos numa dela, inserida no programa “Há vida em Montachique”.

Cabeço de Montachique é o nome de uma aldeia, junto ao Parque. Perto dele está o ponto mais alto do concelho, com 409 metros de altitude, num outeiro defronte do Parque. Uma zona com abundância de água, fruto das várias nascentes, foi em tempos muito procurada pelas suas reconhecidas qualidades terapêuticas, bem como pelos seus bons ares. Foram vários os sanatórios aqui implantados, talvez o mais conhecido deles o Sanatório Grandela, construído no início do século 20, mas nunca concluído. Durante décadas a sua ruína cheia de ambiente trouxe muitos curiosos às portas do Cabeço de Montachique, mas no final do ano de 2024 acabou completamente demolida. Outros dos elementos patrimoniais que caracterizam o lugar são os moinhos e os fortes, estes últimos cortesia das Invasões Francesas, que levaram à construção das engenhosas Linhas de Torres.

Todavia, desta vez viemos para passear pela generosa natureza do Parque, também adequado para a prática de múltiplas actividades desportivas, possuindo courts de ténis, um polidesportivo, um circuito de manutenção e até um parque aventura com circuitos de arborismo, slide e orientação. Com diversos caminhos que nos guiam por uma vegetação surpreendentemente intensa e frondosa, abundam manchas de sobreiro e carvalho, entre outras espécies ao longo dos seus 32 hectares.

E, em especial nos meses de Outono e Inverno, nele encontramos, assim estejamos atentos e despertos para tal, uma grande variedade de espécies de cogumelos, graças aos diferentes habitats que aqui estão presentes. À boleia da actividade “Os Cogumelos de Montachique”, parte do programa “Há vida em Montachique”, dedicado à ciência e educação ambiental, fomos à descoberta desses cogumelos. Assim, neste passeio micológico, guiados por um especialista da associação Ecofungos, saímos pela floresta em busca de cogumelos silvestres, observando-os, identificando-os e colhendo-os para, no final, sermos agraciados com uma degustação com alguns destes cogumelos e outros previamente trazidos pelo chefe. Uma delícia de passeio e almoço.

Deixe um comentário