Gondramaz

Gondramaz fica na Serra da Lousã, já concelho de Miranda do Corvo. As aldeias da rede de Aldeias de Xisto, em especial as da Lousã, podem parecer todas iguais. Têm uma implantação fabulosa na paisagem serrana e têm preciosas casinhas de xisto. Gondramaz não foge a isso. É bela nas suas ruas empedradas com xisto e nas fachadas decoradas com flores.

Mas ao contrário das outras aldeias, o seu centro é marcado por uma igrejinha, um dos poucos elementos arquitectónicos rebocado a cal branca que não é de xisto.

Temos ruas e ruinhas, até um Beco do Tintol.

Mas, por entre o casario belamente restaurado, o que Gondramaz tem que a faz tornar ainda mais apelativa e inesquecível – embora fora do radar dos que não são hóspedes – é a piscina no fundo da aldeia cujas águas repousam para o infinito da serra.

O esquisito nome Gondramaz virá, provavelmente, de “villa Gundramaci” ou “quinta de Gundramaco”, nome de origem germânica. Tal facto faz crer que a origem da aldeia poderá estar relacionada com a presença visigótica na região, o que atiraria o povoamento do lugar para o século VI – VIII. Teriam já bom faro, os nossos antepassados, no gosto por se instalar numa paisagem tão tranquila, hoje preenchida por castanheiros, carvalhos e azevinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s