China Hoje: A Desafiar os Limites

China Hoje: A Desafiar os Limites é uma das exposições temporárias do Museu do Oriente, em Lisboa, patente até 18 de Dezembro.


Apresenta-nos três artistas chineses que nos interpelam e nos fazem pensar sobre as consequências de um crescimento desenfreado desacompanhado de um desenvolvimento sustentável. Cada um destes três artistas foca-se em três temáticas essenciais. Li Fang debruça-se sobre a Liberdade de Expressão, Du Zhenjun sobre os Limites do Crescimento e Qiu Jie sobre a Cidadania Cultural.


Li Fang mostra-nos diversos trabalhos de nus – entre eles o do maior artista chinês da actualidade, Ai Weiwei – confrontando a modernidade dos nossos tempos com o facto de o nu na China ser ainda visto como um acto e pornografia. Onde fica a liberdade de expressão aqui?


Du Zhenjun, por seu lado, exibe grandes fotografias digitais onde nos mostra os efeitos imaginários (mas bem reais) numa cidade do aumento excessivo da sua população, das alterações climáticas, da escassez de recursos escassos como a água e os alimentos, e da crise ambiental que se lhe sucede. Será o caos o que nos espera no futuro?


Por último, os trabalhos de Qiu Jie remetem para uma arte pictórica tipicamente chinesa, os tons pastel a sobressair, para nos mostrar uma China mais pop, com Mao à cabeça com rosto de gatinho.
Muito interessante este olhar contemporâneo da China, pronto a despertar novas consciências políticas. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s