
No povoado de Pincães, entre Fafião e Cabril, já concelho de Montalegre, a Cascata de Pincães é das cascatas relativamente menos conhecidas do Gerês a que tem o acesso mais fácil.


Estacionado o carro são 1,2 quilómetros para lá e outros tantos para cá, cerca de 20 minutos de caminhada fácil quase sempre ao lado de uma levada. O trilho está protegido pela sombra da vegetação e quando a paisagem se abre o cenário é (mais) uma maravilha. Apenas os últimos (poucos) metros é que subimos por um caminho de pedras.

Já tinha percebido uma enorme fraga à aproximação da povoação de Pincães e vinha percebendo que ela andava por aqui adiante na paisagem, mas só após esta subida vi que era de uma frecha nesta fraga que escorria a água da cascata. Melhor, só diante da belíssima cascata de Pincães é que percebi que naquela manhã da primeira segunda-feira de Julho estava sozinha num recanto que já era soberbo mas que de repente calou as palavras que o pudessem descrever. Sem hesitar, aproveitei a sorte e tirei a roupa sem a trocar por qualquer outra e mergulhei nas frescas águas da lagoa para onde cai a Cascata de Pincães. Só para mim e sem ninguém como testemunha desta fortuna. Só por isso esta será para sempre a mais fantástica e inesquecível das cascatas do Gerês.