Top 3 Islandês

Curiosamente ou não, os lugares que mais me encantaram na Islândia não vêm em todos os guias ou brochuras com os destinos a não perder. A grande razão é, certamente, o facto de nem sempre serem muito acessíveis. Ou, pelo menos, com um acesso minimamente confortável.

Para Landmannalaugar tem de ser utilizada uma de duas F-roads – uma péssima e outra desaconselhada a veículos que não sejam 4×4. Para além de serem cerca de duas horas de caminho desde o sítio mais vagamente parecido com qualquer coisa como lugar com casas. E pessoas.

Ásbyrgi, no Parque Nacional Jókulsárgljúfur fica no nordeste islandês, quase quase no Círculo Árctico, lá para perto do fim do mundo. Para se lá chegar tem de se ultrapassar um verdadeiro tormento com uma estrada cheia de gravilha com o carro aos saltos e repelões durante cerca de uma hora e meia. Isto na estrada que não é F-Road, a que fica no lado leste do Canyon, porque a outra é exclusiva para os 4×4, o que, tendo visto a “nossa estrada” torna inacreditável que a outra, sendo pior, possa permitir a passagem de qualquer coisa para além de carneiros e elfos.

Resta, então, neste muito pessoal top 3, Fjarðrárgljúfur o único destes locais facilmente acessível, mas nem por isso muito documentado e recomendado. Não sei se isso será uma sorte ou um azar. Para nós, que estávamos fartas de olhar para o mapa dos locais de montanha e do interior da ilha e depararmo-nos invariavelmente com as estúpidas das F-Roads para 4×4, acabou por ser um quase milagre virmos dar aqui, ao paraíso mesmo à mão se semear. E o paraíso é fácil de descobrir – este Canyon de Fjarðrárgljúfur esta mesmo no começo da estrada rumo ao Laki, para não variar outro destino que razões técnicas nos impediram de alcançar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s