Fatehpur Sikri

A cerca de 40 kms de Agra, e à distância de um autocarro local por 40 cêntimos, fica Fatehpur Sikri, antiga cidade fortificada que foi capital do império Mughal com Akbar, entre 1571 e 1585.

Diz a lenda que Akbar visitou a vila de Sikri e um santo sufi previu o nascimento de um herdeiro. Quando tal aconteceu, Akbar construiu a capital aqui e hoje, distintos e bem conservados, temos uma brutal mesquita e os três palácios que o imperador mandou erguer para cada uma das suas três mulheres favoritas: uma hindu, uma muçulmana e uma cristã, a atestar a sua tolerância religiosa. Diz-se que esta última veio de Goa e se chamava Maria. Sobre o relacionamento com a sua mulher hindu, de quem se diz que era a sua preferida, o filme indiano Jodha Akbar mostra algumas coisas. A cidade acabou por ser abandonada logo após a morte de Akbar, principalmente pela falta de água de que padecia.

E que dizer da mesquita – Jama Masjid – e dos palácios e pavilhões? Bom, sob o dilúvio nada parece ser agradável, mas em se tratando da monumental Fatehpur Sikri pode ter-se a certeza de que é soberba.

A surpresa começa logo pela impactante escadaria quase em linha vertical recta que leva a uma imponente porta de 54 metros de altura.

Diz-se que se atarmos um fiozinho aos intrincados de mármore aqui dentro da tumba e pedirmos um desejo ele serácumprido. Pelo menos foi isso que aconteceu com a Carla Bruni que aqui pediu um filho de Sarkozy e quando voltou para França viu o seu desejo cumprido. Palavra do guia local.

O complexo de palácios e pavilhões é extremamente agradável de se percorrer. Com pátios enormes, a que não falta sequer uma piscina ornamental, a arquitectura dos seus edifícios mistura aspectos da cultura indiana, islâmica e persa. Torres, colunas, balcões, janelas intrincadamente decoradas, um mimo para os nossos sentidos. E jardins verdejantes a contrastar com o ocre das construções.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s