Avenue of Stars

Lembro-me desde há muito de Hong Kong despertar paixões por, pelo menos, dois factores: a loucura do seu anterior aeroporto nos simuladores de voo (jogos) e o seu cinema.

Em Tsim Sha Tsui, Kowloon, existe a Avenida das Estrelas, dedicada aos seus actores, realizadores e relacionados. Lá os maiores têm a sua estrela e a nós, fãs, resta-nos colocar a nossa mãozinha no espaço dos deuses.
 
 

Não esquecer que a indústria do cinema de Hong Kong chegou a ser a terceira maior do mundo, logo atrás de Hollywood e Bollywood, e é desde sempre objecto de culto. Seja pelos filmes de artes marciais, seja pelo melodrama de Wong Kar-wai (apesar de o cinema de Hong Kong ter começado a ser forte muito antes destes dois).

Bruce Lee e Jackie Chan tornaram-no extremamente popular.

No entanto, a mim agrada-me a acção de Johnnie To, com as tríades e as ruas menos centrais de Kowloon representadas no seu cinema, como em The Mission, ou o belíssimo Sparrow, sobre um grupo de carteiristas que mais parece bailar enquanto rouba.

E agrada-me um pouquinho mais Wong Kar-wai. São tantos os filmes superiores que fez que vou destacar apenas o Chungking Express porque será o que melhor representa Hong Kong e sua confusão, voltas e mais voltas em ambiente nocturno.

E, depois, há ainda Ann Hui, ainda muito desconhecida por mim, mas essa falha será colmatada em breve.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s