Constância

Constância é onde o Zêzere se junta ao Tejo.

Não é, pois, de estranhar que a vila tenha desde sempre visto a sua vida ligada aos rios e à actividade fluvial que eles permitem. Construção de barcos, transporte fluvial, pesca, todas elas fizeram historicamente parte da economia de Constância.

A antiga Punhete mudou oficialmente de nome em 1836 por iniciativa da rainha D. Maria II como forma de agradecer a constância do apoio que os seus habitantes deram à causa liberal. Ninguém deve ter ficado com saudades do anterior nome e este pequeno facto não deixa hoje de provocar sorrisos quando pensamos em tal calão.

A actividade fluvial foi perdendo importância com a chegada do caminho de ferro e das estradas no século XIX, e o concelho virou-se para o turismo, não esquecendo o seu passado.

Constância faz questão de lembrar que Luís de Camões aqui viveu por altura do seu desterro, provavelmente por volta de 1546 ou 1547. A toponímia não o esquece, uma estátua lembra-o e a sua pretensa antiga residência, hoje Casa-Memória de Camões, cá está para o recordar.

Mas é a beleza da sua envolvente paisagística e o seu centro histórico feito de ruas estreitas e inclinadas e casario branco com riscas coloridas e muitas flores a decorarem-na que fazem de Constância um lugar intemporal e de visita obrigatória.

Algumas fotos.

Vista da Igreja Nossa Senhora dos Mártires (Igreja Matriz de Constância)

Parque fluvial onde os rios Zêzere e Tejo confluem

Igreja da Misericórdia

Torre do Relógio – Miradouro do Tempo. Parte integrante da antiga capela de São Pedro, aqui encontramos um dos mais antigos relógios públicos do género ainda a funcionar. Datado do século XVIII, como curiosidade registe-se o facto de só ter ponteiro das horas.

Pelourinho, antiga Cadeia, Praça Alexandre Herculano

E o casario:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s