Puerto Escondido

O desvio até Puerto Escondido, na costa de Oaxaca, tinha uma justificação oficial, a de descansarmos uns dias antes de retornarmos ao país e ao trabalho. Mas a verdade esteve mais na justificação oficiosa da escolha, a da mana poder surfar naquela que é uma das ondas mais famosas do México e do mundo. Há que ser honesta, no entanto, e assumir que ver os surfistas a descer a onda de Zicatela e a entrar nos seus constantes tubos foi um espectáculo que só por si mereceu atravessar o Atlântico e mais além, parando neste ponto da costa já virado para o Pacífico. Foi um passatempo muito prazeroso deixarmo-nos estar na areia e vê-los ali bem junto a nós a aparecer e a desaparecer nas ondas enormes.

Puerto Escondido é uma povoação pacata onde não se faz mais do que surfar de manhã, dar um mergulho na praia, apanhar sol, comer ceviche, apanhar sol, dar um mergulho na praia, surfar de tarde, sair para bailar.

A povoação em si é famosa pela praia de Zicatela, onde fica a tal onda tubular famosa. Por curiosidade diga-se que esta onda funciona grande parte do ano e sobretudo pela manhã e ao final da tarde. Pelo meio, não são fáceis os banhos em Zicatela, porque as ondas rebentam muito fortes mesmo à beira da areia.

Se não se vai surfar, ou se se vai surfar ondas mais pequenas e para principiantes, a escolha é a Ponta, no final dos 4kms de Zicatela.

Mas há mais praias em Puerto Escondido.

Como a Playa Principal e a Playa Marinero, no centro da povoação, onde se partilha a areia e a água com os barquinhos de pescadores e o prémio do dia.

O Andador Turístico, que liga este centro a outras praias, estava interdito aquando da nossa visita, destruído em muitos pontos pela força do mar, daí que não tivéssemos percorrido mais do que uma centena de metros.

Mas utilizando os táxis sempre baratos chegamos até uma pequena enseada protegida pelas rochas que acolhe a Playa Manzanillo e Puerto Angelito.

Mais adiante fica a Playa Carrizalillio, talvez a mais bonita, acessível depois de se descer uns quantos degraus.

A costa é longa, pelo que opções de praias não faltam e em post seguinte veremos que vale a pena sair de Puerto Escondido e explorar os seus arredores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s