Escaroupim

Escaroupim é uma aldeia piscatória à beira Tejo.

Poderia ser como qualquer outra, mas o que esta tem de diferente para além da localização geográfica fantástica é o facto de aliar a isso a cultura e a gastronomia.

Situada no concelho de Salvaterra de Magos, por entre os campos agrícolas verdejantes e as águas do rio, nos anos 30 do século passado as gentes de Vieira de Leiria começaram a deslocar-se para este pedaço da Lezíria nos meses de Inverno. Era a pesca que os movia e no Verão voltavam para a sua terra. Pesca de rio no Inverno, pesca de Mar no Verão. Eram os “nómadas do rio”, como lhes chamou Alves Redol.

O cais de Escaroupim está ainda assente nas tradicionais palafitas, embora melhoradas e restauradas. O mesmo para as típicas casinhas avieiras, pequenas construções em madeira sobre estacas para se defenderem das cheias do Tejo. São coloridas, o que dá ainda mais alegria ao lugar. Estas casas são hoje exemplos do que era a vida noutros tempos e foram transformadas em espaços museológicos pela Câmara Municipal.

Um pouco mais afastadas do rio ficam umas outras, também pequenas casas de pescadores com características semelhantes, que ainda servem de habitação.

Voltando à beira do rio, até se pode entrar na água para nadar, mas há que ter algum cuidado com os barcos aí atracados ou de passagem. Daqui partem alguns passeios de barco pelo Tejo que vão à descoberta da sua natureza e beleza.

E pode fazer-se um piquenique na pequena mata junto ao Parque de Campismo. Ou optar-se pelo restaurante O Escaroupim. A vista desde aqui já não surpreende, uma vez que antes de entrarmos já tínhamos comprovado toda a beleza e tranquilidade da sua envolvente através de um curto passeio. E a comida, depois de provada, foi mais do que aprovada. Pratos de caça e enguias (e sável, noutra época) são o que nos espera, para além de um sem número de doces caseiros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s