São Miguel, cascatas

Para além das lagoas, a São Miguel não faltam as cascatas. Salto do Prego, Salto do Cabrito ou Salto da Farinha são algumas das mais fantásticas. Mas as idílicas e até bucólicas cascatas de Porto Formoso e Ribeira dos Caldeirões são igualmente paragens obrigatórias.

Comecemos por Porto Formoso, praia na costa norte onde desagua uma ribeira escondida na densa vegetação. Não se caminha quase nada para se ficar face a face com a sua linda cascata e pequena piscina natural, mas tão belo e tranquilo é o lugar que fazemos por nos demorar. As hortênsias teimavam ainda em manter-se de cores vivas naquele Novembro, dando uma cor que o lugar nem sequer precisa para nos alegrar. Uns trilhos rompendo a natureza pura e imaculada seguem para nos deixar numa parte mais elevada junto à cascata.

O Parque da Ribeira dos Caldeirões é uma parceria do Homem e da Natureza, mas nem por isso deixa de ser mais um momento alto neste passeio pela paisagem interior da ilha. Está instalado num pequeno vale encaixado cortado pela Ribeira dos Caldeirões e outros cursos de água – não é à toa que a vegetação é tão cerrada, com destaque para a Laurissilva e seus fetos enormes, bem como hortênsias e criptomérias. Os antigos moinhos de água e outros edifícios foram recuperados e foram transformado sem pequenos núcleos museológicos, loja de artesanato, cafeteria e até turismo rural.

Mas o grande momento do lugar está à porta do Parque. É a cascata Véu da Noiva que jorra intensamente formando uma espessa torrente de água branca.

Caminhando junto ao curso da ribeira sob a vegetação protetora descobriremos uma outra cascata. E é isso de que é feita esta ilha ainda hoje, de descobertas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s